logo-12

Iniciativa das brigadas da Nhecolândia foi destaque no 1º Seminário de Prevenção aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul

Desde 2021, este esforço colaborativo resultou na entrega de equipamentos e na capacitação necessária para a formação de uma brigada comunitária, composta por moradores e trabalhadores de fazendas da Nhecolândia.

Campo Grande, MS – A brigada comunitária da Nhecolândia, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, uma iniciativa do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), em conjunto com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e a Fazenda Baía das Pedras, foi um dos destaques do 1º Seminário de Prevenção aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEMADESC/MS) em parceria com o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul (Comitê do Fogo de MS).

O evento, que aconteceu nos dias 21 e 22 de fevereiro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, reuniu especialistas, autoridades, bombeiros militares e membros da comunidade com o objetivo de debater e planejar ações de prevenção e combate a incêndios florestais para o ano de 2024.

A formação de brigadas comunitárias na região da Nhecolândia surgiu como resposta aos devastadores incêndios que atingiram o Pantanal em 2020, queimando uma área quase cinco vezes maior do que a média registrada nas duas últimas décadas, e conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), e anualmente é realizada uma reciclagem do conhecimento para os participantes.

Desde 2021, este esforço colaborativo resultou na entrega de equipamentos e na capacitação necessária para a formação de uma brigada comunitária, composta por moradores e trabalhadores de fazendas da Nhecolândia. Este grupo agora está preparado para agir não apenas no combate direto aos incêndios, mas também em ações de prevenção, minimizando os danos ambientais, econômicos e sociais causados pelo fogo.

Durante o seminário, Leonardo Gomes, representante da sociedade civil no Comitê do Fogo pelo Instituto SOS Pantanal, compartilhou diversas iniciativas em andamento no Pantanal. O ICAS teve a honra de ser convidado a apresentar a iniciativa das Brigadas da Nhecolândia como um exemplo bem-sucedido de brigadas comunitárias em propriedades particulares.

Patrícia Zerlotti, representante do ICAS, ressaltou a importância da união de esforços para a conservação do meio ambiente. Atualmente, as brigadas da Nhecolândia, contam com a adesão e participação de 22 fazendas, que juntas estão capacitadas para realizar o monitoramento e o combate de incêndios em uma extensão que ultrapassa 1600 quilômetros quadrados.

“A parceria entre os proprietários demonstra como o trabalho coletivo pode gerar impactos positivos na prevenção e no combate aos incêndios florestais, enfatizando ainda mais a importância da integração de diversos segmentos da sociedade para a conservação do Pantanal”.

O sucesso desta iniciativa promovida pelo ICAS, IPÊ e Baía das Pedras, é uma inspiração para outras regiões e reforça a necessidade de investimentos contínuos em educação, capacitação e recursos para a prevenção e o combate eficaz aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Seja um doador

Ajude-nos a continuar exercendo nossos trabalhos.

Saiba mais

Categorias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FALE CONOSCO

Dúvidas sobre o ICAS? Gotaria de fazer denunciar praticas que ameaçam o meio ambiente? Fale conosco, responderemos o mais breve possível.

SIGA NOSSAS REDES