logo-12

Manual de mitigações de colisões veiculares elaborado com o apoio do ICAS é lançado pelo governo de Mato Grosso do Sul

Medidas mitigadoras foram elaboradas a partir de estudos e levantamento de dados por pesquisadores de ONGs em parceria com instituições do Governo para minimizar os impactos das colisões com fauna silvestre em estradas do MS.

Em 17 de dezembro de 2021, foi lançado o “Manual de Orientações Técnicas para Mitigação de Colisões Veiculares com Fauna Silvestre nas Rodovias Estaduais do Mato Grosso do Sul”, publicação elaborada em parceria entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado de Mato Grosso do Sul (SEINFRA), Agência Estadual de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (AGESUL), através do Projeto Estrada Viva,  Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

De acordo com Erica Saito, pesquisadora do ICAS e uma das organizadoras do manual, a iniciativa tem como objetivo nortear o planejamento na implantação de estradas e de outras obras rodoviárias para que essas sejam mais seguras e tenham um menor impacto ambiental, visto que as colisões veiculares representam uma das ameaças mais expressivas para a fauna silvestre.

“Por meio do projeto Bandeiras e Rodovias, executado pelo ICAS, estamos monitorando e pesquisando as colisões veiculares em diversas estradas no MS desde 2017, a fim de entender e quantificar os impactos ecológicos e aspectos sociológicos relacionados às colisões veiculares com fauna – especialmente, o tamanduá-bandeira, no Cerrado sul-mato-grossense. Por isso, acreditamos que ter um documento como este, que irá nortear o governo e as concessões na implantação de medidas de mitigação é um grande marco para todos”, ressaltou a especialista em ecologia de estradas.

Previous slide
Next slide

Na prática, o manual será utilizado na execução de novos projetos viários, ou seja, irá orientar como as estradas e rodovias a serem pavimentadas em MS, devem conduzir a implementação de ferramentas que permitam a redução de atropelamentos de animais, construindo estradas mais segura para todos, uma vez que os acidentes podem causar danos materiais, psicológicos e físicos para as pessoas também.

O engenheiro florestal e pesquisador do ICAS, Yuri Geraldo Gomes Ribeiro, explica que apesar da crescente preocupação com as colisões veiculares com fauna nos últimos anos, ainda existem lacunas de conhecimento e deficiências no processo de mitigação desse impacto, representando um prejuízo para a sociedade e para o meio ambiente. Contudo, não é possível esperar que essas lacunas sejam totalmente preenchidas para reduzir e prevenir essas colisões.

“A decisão sobre o tipo de medida mitigadora e onde implantar tais estruturas, deve ser tomada com base na disponibilidade de dados existentes e é por isso que quanto mais alto for o investimento em estudos especializados, maior o nível de certeza da eficácia e do sucesso na execução, visto que este deverá seguir argumentos técnicos e factíveis”, disse o pesquisador especialista em modelagem de distribuição de espécies.

O manual tem o objetivo de orientar engenheiros e projetistas na hora da execução dos projetos das estradas.

A elaboração deste manual consolida a importância da colaboração entre diferentes instituições em prol de um bem comum e demonstra que, com parcerias e vontade política, é possível encontrar a informação necessária para construir ambientes mais seguros para todos por meio da pesquisa e do conhecimento.

Além da assinatura de resolução que instituiu o manual, o evento que contou com a presença do governador, Reinaldo Azambuja, do secretário de Infraestrutura do Estado de MS, Eduardo Corrêa Riedel, e do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), Ricardo Senna, também marcou o lançamento do Cadastro Estadual de Dados de Atropelamentos e promoveu a entrega de 3 veículos para o programa “Estrada Viva”, desenvolvido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em conjunto com Organizações Não-Governamentais (ONGs), sob coordenação da SEINFRA, que realiza o monitoramento e o resgate de animais e que visa reduzir as mortes de animais nas rodovias estaduais.

Clique na imagem acima ou acesse o site do SEINFRA, AGESUL e Projeto Estrada Viva e faça o download da publicação na íntegra. Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail contato@icasconservation.org.br

Para mais informações sobre o projeto Bandeiras e Rodovias, acesse a página www.icasconservation.org.br/projetos/bandeiras-e-rodovias

Esquema sobre o processo lógico do planejamento da mitigação de colisões veiculares com fauna: o diagnóstico deve ser capaz de responder sequencialmente às perguntas por que, o que, quais grupos-alvo e como mitigar (tipo de medidas e onde implantá-las). Os números indicam os itens que apresentam a descrição e o detalhamento de cada medida de mitigação.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO.
Fotos: Audrey Brisseau/ICAS

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Seja um doador

Ajude-nos a continuar exercendo nossos trabalhos.

Saiba mais

Categorias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FALE CONOSCO

Dúvidas sobre o ICAS? Gotaria de fazer denunciar praticas que ameaçam o meio ambiente? Fale conosco, responderemos o mais breve possível.

SIGA NOSSAS REDES