Ensino Fundamental II

Projeto Tatu Canastra

Atividades educativas relacionadas com o tatu-canastra

Projeto Bandeiras e Rodovias

Atividades educativas relacionadas com o tamanduá -bandeira

1.

Atividade na toca do Tatu-canastra

Objetivo: Criar interesse sobre as espécies nativas e relacionar como elas podem se interligar com a ação de uma única espécie.
Tempo previsto: 1 aula
Dimensão educativa trabalhada: Conhecimentos 
Sugestão de atividade
Clique aqui para ver quem será que usa a toca do tatu? Depois veja nossa sugestão de atividade...

2.

Atividade pequenos pesquisadores do Tatu-canastra

Objetivo: Criar interesse sobre o estudo da espécie.
Tempo previsto: 1 aula
Dimensão educativa trabalhada: Conhecimentos 
Sugestão de atividade:  Você já se perguntou como que estudamos outras espécies? E um tatu, que mesmo gigante é raro de encontrar? 

3

Origami e histórias dos animais do nosso cerrado

Objetivo: Aproximar alguns animais nativos do cerrado do ambiente escolar.
Tempo previsto: 2 aula
Dimensão educativa trabalhada: Conhecimentos 
Sugestão de atividade:  Você já se perguntou como os animais do cerrado estão ligados? Nessa atividade vamos aprender 3 origamis e pensar criativamente como esses animais convivem com o cerrado...

4

Atividade conflitos humanos x Tatu-Canastra

Objetivo: Trabalhar um conflito real entre humanos e outros seres buscando soluções melhores do que as atuais.
Tempo previsto: 2 aula.
Dimensão educativa trabalhada: Participação. 
Sugestão de atividade:  A(o) educadora(or) explicará qual é a proposta da atividade e a turma deverá selecionar oradores para contar as histórias a serem desvendadas, pois esta atividade trabalha uma abordagem diferente ...

5

Atividade que bicho é este?

Objetivo: Valorização da fauna do Cerrado.
Tempo previsto: 2 aula.
Dimensão educativa trabalhada: Conhecimentos. 
Sugestão de atividade:  Uma das ferramentas de identificação de bichos em campo é o rastro. Vocês conseguiriam identificar os animais por seus rastros? Vamos treinar a nossa capacidade de identificar nesta atividade...

6

Atividade cada um com sua ferramenta

Objetivo: Aproximação e revisão de valores com as espécies nativas.
Tempo previsto: 1 aula.
Dimensão educativa trabalhada: Conhecimentos e valores. 
Sugestão de atividade:  Por que o Tatu-Canastra  tem aquelas garras bem grandes? Essas garras têm alguma função? Assim como nos primatas e seres humanos, o desenvolvimento dos polegares possibilitou à espécie acessar espaços e recursos, mas isso não fica restrito a essas espécies...

7

Atividade quem são seus ancestrais?

Objetivo: Criar interesse pelas espécies nativas e propiciar a aproximação com elas.
Tempo previsto: 1 aula.
Dimensão educativa trabalhada: Participação e valores. 
Sugestão de atividade:  cês conhecem a origem do Tatu-Canastra? De onde ele veio? Quem é seu ancestral? O seu ancestral é conhecido como Gliptodontes, ele habitava na Terra muito antes dos humanos que viviam nas cavernas...

1.

Atividade sobre o comportamento do Tamanduá-bandeira e suas características mais marcantes

Objetivo: Aproximar a espécie aos estudantes
Tempo previsto: 2 aulas
Dimensão educativa trabalhada: Valores e Conhecimento

Sugestão de atividade: Clique aqui e assista aos videos que fizemos de tamanduás com nossas câmeras. Depois veja nossa sugestão de atividade...

2.

Atividade pequenos pesquisadores do Bandeiras e Rodovias

Objetivo: Criar interesse sobre o estudo da espécie. 
Tempo previsto: 1 aula
Dimensão educativa trabalhada: Conhecimentos 
Sugestão de atividade:  Você já se perguntou como estudamos atropelamentos de tamanduás?
Clique aqui e veja nos videos que fizemos explicando tudo e tente nos ajudar realizando a atividade que propomos a seguir...

3

“E agora? Como atravessar essa rodovia?” Origami dos animais que vivem perto das rodovias 

Objetivo: Trabalhar a problemática das colisões entre humanos e animais de forma lúdica, por meio de contação de histórias e da confecção de origamis dos animais. 
Tempo previsto: 1 aula
Dimensão educativa trabalhada: Valores e Participação

Sugestão de atividade: Assista ao video da oficina que oferecemos em um curso de férias ...

4

Atividade pequenas(os) pesquisadoras(res) do Bandeiras e Rodovias

Objetivo: Valorizar e instigar o interesse pela pesquisa científica. 
Tempo previsto: 2 aula.
Dimensão educativa trabalhada: Conhecimentos.

Sugestão de atividade: Vocês já viram alguma pesquisa de campo? Sabem como o ICAS trabalha em campo? A proposta desta atividade é simular as atividades feitas pelas(os) pesquisadoras(es) do ICAS em campo...

5

Atividade benefícios naturais e nós: conexões das ações coletivas

Objetivo: Refletir sobre ações coletivas. 
Tempo previsto: 1 aula.
Dimensão educativa trabalhada: Participação, conhecimentos e valores.

Sugestão de atividade: Vocês conhecem a importância ecológica dos animais para o meio ambiente e para nós? O que são esses benefícios naturais? Já ouviram falar sobre essas duas palavras? Tanto os animais quanto as plantas têm um papel importante no planeta, mas como assim?

6

Atividade como vivem os animais?

Objetivo: Aproximação e revisão de valores com as espécies nativas. 
Tempo previsto: 2 aula.
Dimensão educativa trabalhada: Conhecimentos e valores.

Sugestão de atividade: Já pararam para pensar como todos nós vivemos? Quais são as nossas ações diárias? Quais os sentidos que mais usamos para realizá-las? E os outros seres vivos?