logo-12
Estradas-como-armadilhas-ecologicas-para-tamanduas-bandeira-1-1-1.jpeg
Estradas-como-armadilhas-ecologicas-para-tamanduas-bandeira-1-1-1.jpeg
Estradas-como-armadilhas-ecologicas-para-tamanduas-bandeira-2-1-1.jpeg
Estradas-como-armadilhas-ecologicas-para-tamanduas-bandeira-3-1-1.jpeg

Conheça nossos projetos ->

Ensino Fundamental II

Atividades relacionadas com

TATU-CANASTRA

Material de apoio:

1- Atividade na toca do Tatu-canastra

Objetivo: Criar interesse sobre as espécies nativas e relacionar como elas podem se interligar com a ação de uma única espécie.

Tempo previsto: 1 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Conhecimentos.

Sugestão de atividade: CLIQUE AQUI para ver quem será que usa a toca do tatu? Depois veja nossa sugestão de atividade…

2- Atividade com pequenos pesquisadores do Tatu-canastra

Objetivo: Criar interesse sobre o estuda da espécie.

Tempo previsto: 1 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Conhecimentos.

Sugestão de atividade: Você já se perguntou como que estudamos outras espécies? E um tatu, que mesmo gigante é raro de encontrar?

3- Origami e histórias dos animais do nosso cerrado.

Objetivo: Aproximar alguns animais do cerrado do ambiente escolar.

Tempo previsto: 2 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Conhecimentos

Sugestão de atividade: Você já imaginou como os animais do cerrado estão ligados? Nessa atividade vamos aprender 3 origamis e pensar criativamente como esses animais convivem com o cerrado.

4- Atividade conflitos humanos x Tatu-canastra

Objetivo: Trabalhar um conflito real entre humanos e outros seres buscando soluções melhores do que as atuais.

Tempo previsto: 2 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Participação.

Sugestão de atividade: A(o) educadora(o) explicará qual é a proposta da atividade e a turma deverá selecionar oradores para contar as histórias a serem desvendadas, pois está atividade trabalha uma abordagem diferente…

5- Atividade que bicho é este?

Objetivo: Valorização da fauna do cerrado.

Tempo previsto: 2 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Conhecimentos

Sugestão de atividade: Uma das ferramentas de identificação de bichos em campo é o rastro. Vocês conseguiriam identificar os animais por seus rastros? Vamos treinar a nossa capacidade de identificar nesta atividade. 

6- Atividade "Cada um com sua ferramenta".

Objetivo: Aproximação e revisão de valores com as espécies nativas.

Tempo previsto: 1 aula.

Dimensão educativa trabalhadora: Conhecimento e valores.

Sugestão de atividade: Porque o tatu-canastra tem aquelas garras bem grandes? Essas garras têm alguma função? Assim como nos primatas e seres humanos, o desenvolvimento dos polegares possibilitou à espécie acessar espaços e recursos, mas isso não fica restrito a essas espécies…

7- Atividade "Quem são seus ancestrais?"

Objetivo: Criar interesse pelas espécies nativas e propiciar a aproximação com elas.

Tempo previsto: 1 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Participação e valores.

Sugestão de atividade: Vocês conhecem a origem do tatu-canastra? De onde ele veio? Quem é seu ancestral? O seu ancestral é conhecido como Gliptodontes, ele habitava na terra muito antes dos humanos que viviam nas cavernas…

projeto-2_Prancheta-1-copia-2-1.png

Atividades relacionadas com

TAMANDUÁ BANDEIRA

1- Atividade sobre o comportamento do tamanduá-bandeira e suas caracteristicas mais marcantes.

Objetivo: Aproximar a espécie aos estudantes.

Tempo previsto: 2 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Valores e conhecimento.

Sugestão de atividade: CLIQUE AQUI e assista aos vídeos que fizemos de tamanduás com nossas câmeras. Depois veja nossa sugestão de atividade.

2- Atividade "Pequenos pesquisadores do Bandeiras e Rodovias".

Objetivo: Criar interesse sobre o estudo de espécie.

Tempo previsto: 1 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Conhecimentos.

Sugestão de atividade: Você já se perguntou como estudamos atropelamentos de tamanduás? CLIQUE AQUI e veja nos vídeos que fizemos explicando tudo e tente nos ajudar realizando a atividade que propomos a seguir…

3- "E agora? Como atravessar essa rodovia?" Origami dos animais que vivem perto das rodovias.

Objetivo: Trabalhar a problemática das colisões entre humanos e animais de forma lúdica, por meio de contratação de histórias e da confecção de origamis dos animais.

Tempo previsto: 1 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Valores e participação.

Sugestão de atividade: Assista ao vídeo da oficina que oferecemos em um curso de férias…

4- Atividade "Pequenas(os) pesquisadoras(es) do Bandeiras e Rodovias.

Objetivo: Valorizar e instigar o interesse pela pesquisa científica.

Tempo previsto: 2 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Conhecimentos.

Sugestão de atividade: Vocês já viram alguma pesquisa de campo? Sabem como o ICAS trabalha em campo? A proposta desta atividade é simular as atividades feitas pelos pesquisadores do ICAS em campo…

5- Atividade "Benefícios naturais e nós: conexões das ações coletivas".

Objetivo: Refletir sobre ações coletivas.

Tempo previsto: 1 aula.

Dimensão educativa trabalhadora: Participação, conhecimentos e valores.

Sugestão de atividade: Vocês conhecem a importância ecológica dos anumais para o meio ambiente e para nós? O que são esses benefícios naturais? Já ouviram falar sobre essas duas palavras? Tanto os animais quanto as plantes tem um papel importante no planeta, mas como assim?

6- Atividade "Como vivem os animais".

Objetivo: Aproximação e revisão de valores com as espécies nativas.

Tempo previsto: 2 aulas.

Dimensão educativa trabalhadora: Conhecimento e valores.

Sugestão de atividade: Já pararam para pensar como todos nós vivemos? Quais são as nossas ações diárias? Quais os sentidos que mais usamos para realizá-las? E os outros seres vivos?